25 de julho – Dia do Endoscopista

Desde 2010, o Dia do Endoscopista é celebrado em 25 de julho. Uma homenagem àqueles que são cada vez mais indispensáveis no diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo. A data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) para coincidir com o aniversário da entidade.

A Endoscopia Digestiva é uma especialidade que passou por enormes e rápidos avanços nos últimos anos, passando de procedimentos puramente diagnósticos a verdadeiras cirurgias endoscópicas.

Desde a Endoscopia Digestiva Alta diagnóstica, passando pela Colonoscopia e chegando até a procedimentos mais complexos como a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica e a Ecoendoscopia (ou Ultrassonografia Endoscópica), nós endoscopistas somos chamados a atuar nas mais diversas enfermidades do trato digestivo.

Atualmente a formação do médico endoscopista é bastante ampla e complexa, dada a expansão da área de atuação da especialidade.

Caso seja candidato a um procedimento endoscópico do aparelho digestivo, procure saber se o seu médico é membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva ou possui formação especializada para realizar o procedimento ao qual você será submetido.

Nunca deixe de se informar por meio de fontes confiáveis. Coloque sua saúde e segurança como prioritárias.

Até breve!

Deixe um comentário