Viver mais: cirurgia bariátrica???

Muito embora a cirurgia bariátrica tenha muitos benefícios estudados e estabelecidos à saúde, seu efeito sobre o aumento na expectativa de vida ainda não havia sido adequadamente mensurado.

Em um estudo publicado em 2020, na New England Journal of Medicine, o estudo sueco (SOS), Swedish Obese Subjects, demonstra que a expectativa de vida de indivíduos obesos submetidos à cirurgia bariátrica foi 3 anos maior do que a daqueles que receberam tratamento clínico da obesidade. Entretanto, este grupo de pacientes teve uma expectativa de vida 5,5 anos a menos em comparação à população geral.

Em outro estudo populacional canadense, a taxa de mortalidade em cinco anos, analisando-se mais de 13.000 indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica, foi menor do que a de indivíduos obesos.

Em ambos os estudos, a cirurgia bariátrica esteve associada as taxas globais de mortalidade cardiovascular e relacionadas ao câncer 30 a 50% menores, em comparação ao tratamento clínico da obesidade. Esses achados se somam a dados anteriores que apoiam a cirurgia bariátrica como forma de melhorar muitos problemas de saúde relacionados à obesidade, respeitadas as devidas indicações.

Não deixe de se informar. Procure o seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário