Esôfago de Barrett… O que é isso?

Trata-se de uma condição que habitualmente afeta a porção terminal do esôfago, em que ocorre a substituição das células de revestimento interno do órgão (epitélio) por outro tipo celular. Usualmente decorrente da agressão provocada pelo refluxo crônico do conteúdo ácido do estômago ao esôfago, podemos afirmar que o esôfago de Barrett é uma complicação da Doença do Refluxo Gastroesofagiano (DRGE).

Pacientes com histórico de refluxo gastroesofagiano por longo período devem se atentar para o risco do desenvolvimento do esôfago de Barrett, na medida em que há um risco aumentado do desenvolvimento de condições pré-malignas e até mesmo de câncer em casos específicos.

Cabe ressaltar que o esôfago de Barrett é assintomático. Os sintomas presentes são aqueles habitualmente decorrentes do refluxo tais como queimação, regurgitação, dor no peito e na garganta, desconforto para engolir, dentre outros.

O diagnóstico do Barrett é feito através da Endoscopia Digestiva Alta (EDA), com biópsias do segmento suspeito. A extensão deste segmento, assim como as eventuais alterações microscópicas presentes, vão definir a periodicidade do acompanhamento, bem como a necessidade de tratamento endoscópico ou cirúrgico.

É importante frisar que o controle do refluxo gastroesofagiano é fundamental em todos os pacientes diagnosticados com esôfago de Barrett.

Tenha sempre cuidado com informações obtidas de fontes não especializadas ou pouco confiáveis. Não deixe de procurar o seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário