Estou com dor no peito…

A dor torácica pode ter uma série de origens. Desde as causas cardíacas e pulmonares, até aquelas advindas de enfermidades gastrointestinais, musculoesqueléticas, psiquiátricas e até mesmo infecciosas.

Dor no peito é um sintoma que sempre traz preocupações às pessoas, por ser associada a alterações potencialmente graves, como o infarto do miocárdio. Todavia, nem sempre doenças graves são a origem do problema.

Dentre as causas gastrointestinais, há que se ressaltar que o refluxo gastroesofagiano e o espasmo esofágico podem ser causas de dor torácica, não raro se confundindo com origem cardíaca. Além disso, a pancreatite aguda e até mesmo uma hérnia hiatal por deslizamento podem ser causas de desconforto no peito em um número não desprezível de pacientes.

Uma avaliação médica adequada, baseada em história clínica e exame físico detalhados, pode diagnosticar ou direcionar a investigação necessária do sintoma em questão. No caso das causas ditas “digestivas” de dor torácica, a endoscopia digestiva alta pode ser bastante útil na definição do fator causador do incômodo.

Ademais, exames laboratoriais específicos e estudos da motilidade esofagiana podem complementar essa avaliação.

Não deixe de consultar o seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário