Medicamentos podem causar esofagite?

Infelizmente a resposta é SIM! Podem causar esofagites tanto por ação sistêmica quanto por efeito local direto. Em virtude do aumento da expectativa de vida das pessoas, muitos de nós fazemos uso de vários medicamentos por razões diversas.

Alguns antibióticos como a tetraciclina, aspirina, antiinflamatórios, cloreto de potássio, sulfato ferroso (tratamento de anemia), bifosfonatos (usados na osteoporose), dentre outras drogas, podem causar lesão esofágica por ação direta.

A esofagite induzida por medicamentos pode ser provocada por contato prolongado das drogas com a mucosa. O tamanho da drágea, cápsula ou comprimido, a posição em que o paciente se encontra quando da ingestão, a quantidade de água utilizada para deglutir o remédio, bem como alterações anatômicas e motoras do esôfago são fatores de risco.

Os principais sintomas são dor no meio do peito (retroesternal), disfagia e odinofagia (dificuldade e dor para engolir). Há ainda casos mais graves, que se manifestam, por exemplo com hematêmese (vômitos com sangue). A Endoscopia Digestiva Alta é fundamental para se avaliar a presença de lesão, bem como grau e localização da mesma, além do diagnóstico diferencial com outras causas de esofagite.

O passo primordial no tratamento é evitar lesão esofagiana persistente. O medicamento implicado na esofagite deve ser suspenso, se possível. A maioria dos casos se resolve em 7 a 10 dias, habitualmente sem quaisquer tipos de sequelas.

O uso de medicamentos demanda atenção e cuidados. JAMAIS TOME SEUS MEDICAMENTOS COM POUCA ÁGUA e siga as orientações do seu médico à risca.

Até breve!

Deixe um comentário