Omeprazol provoca câncer?

Muitos pacientes que são encaminhados para o exame de Endoscopia Digestiva Alta, são usuários crônicos ou ocasionais dos medicamentos do grupo dos Inibidores da Bomba de Prótons (IBP’s), sendo o omeprazol o mais conhecido deles, por ter sido o primeiro sintetizado.

Frequentemente recebo as perguntas: Doutor, eu vi na internet que omeprazol provoca câncer, é verdade? E demência?

Esse grupo de medicamentos inclui, além do omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol, esomeprazol e deslansoprazol.

Considerando-se as evidências científicas atuais não se pode afirmar de maneira inequívoca e categórica que esse grupo de medicamentos aumente a incidência de câncer, assim como sejam causadores determinantes de demência.

Novos estudos estão sendo feitos dia após dia e é necessária prudência na análise de resultados e paciência tpara aguardar o surgimento de novas evidências robustas que possam, eventualmente, indicar o contrário.

O que se sabe, de fato, é que esses medicamentos representam um marco no tratamento da doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastroesofagiano, tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori, dentre outras afecções.

Se você ficou com alguma dúvida, visite o site e entre em contato. Até breve!

Deixe um comentário