SETEMBRO VERDE

Durante o mês de setembro, as sociedades médicas relacionadas realizam diversas atividades pela conscientização sobre a Prevenção do Câncer Colorretal (câncer de intestino).

A campanha denominada setembro Verde busca melhorar as informações da população sobre esta doença de alta incidência, que tem meios bem definidos de prevenção e que, quando tem seu diagnóstico precoce, pode levar a cura de 70 a 90% dos pacientes.

O câncer de colorretal já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Um dado preocupante vem gerando alerta: o aumento do número de casos em pessoas cada vez mais jovens. E esse movimento é justamente para alertar a sociedade sobre as formas de prevenção e diagnóstico da doença.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é o terceiro tipo de câncer que mais mata pessoas no mundo. Desenvolve-se gradativamente por uma alteração nas células, que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença.

Se seu médico solicitar a você uma colonoscopia para rastreamento, faça a sua parte.

Até breve!

Deixe um comentário