Apresentação Dr. Geraldo Miranda e a Endoscopia Digestiva

Para você que ainda não me conhece, venho me apresentar: membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), sou o Dr. Geraldo Henrique Gouvêa de Miranda, especialista em Endoscopia Digestiva.

Também membro internacional da American Society for Gastrointestinal Endoscopy (ASGE), sou graduado em Medicina pela UFMG (1999), com residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da UFMG. Especialização em Endoscopia Digestiva no Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais e em Endoscopia Terapêutica Avançada no Latin American Advanced Endoscopy Training Center (Santiago- Chile).

A especialidade Endoscopia Digestiva engloba os vários procedimentos endoscópicos endoluminais realizados no aparelho digestivo, com objetivo de diagnosticar doenças, identificar alterações e, frequentemente, tratá-las. Através da observação direta ou indireta, utilizando-se aparelhos específicos e altamente tecnológicos, órgãos como esôfago, estômago e intestinos, bem como ductos biliares e canais pancreáticos, podem ser avaliados.

Além disso, é importante salientar que a especialidade vem passando por enormes avanços nos últimos anos, principalmente no que se refere ao diagnóstico precoce e a tratamento minimamente invasivo de afecções do aparelho digestivo, sendo que é possível afirmar que são realizadas verdadeiras cirurgias endoscópicas atualmente.

Desde o diagnóstico de problemas de menor gravidade, como as úlceras pépticas, até o tratamento de alterações mais complexas, como tumores digestivos iniciais e cálculos das vias biliares, esse é o universo ao qual se dedica o médico endoscopista.

Este nosso canal de comunicação aqui na Internet se destina a fornecer informações sobre a prevenção e tratamento de enfermidades do aparelho digestivo, bem como discutir os mais variados temas que envolvem a Endoscopia Digestiva, visando esclarecer questões importantes, muitas vezes cercadas de dúvidas, que podem trazer benefícios inequívocos à saúde das pessoas e qualidade de vida.

Deixe um comentário