Qual a importância do título de especialista em Endoscopia Digestiva?

A Endoscopia Digestiva é uma especialidade que tem sua atuação estabelecida segundo critérios da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), “fundada em 1975 por médicos que enxergaram a importância e a complexidade da especialidade na medicina”.

Desde então, a SOBED é “responsável por promover o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da prática da endoscopia digestiva, estabelecendo normas para o treinamento na especialidade”.

Recentemente o serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Vera Cruz, foi credenciado como Centro de Ensino e Treinamento em Endoscopia Digestiva da SOBED. Nosso programa de especialização se iniciou em 2019 e tenho a honra e a responsabilidade de ser o coordenador do mesmo.

É importante ressaltar que, uma das funções mais importantes exercidas pela SOBED é a Prova de Título de Especialista em Endoscopia Digestiva, aplicada regularmente. Trata-se de exame bastante exigente, composto de etapas téorica e prática, com o objetivo final de certificar a formação do médico endoscopista, resultando em qualidade e segurança para os pacientes submetidos aos procedimentos endoscópicos.

O Título de Especialista funciona como um “selo” de qualidade do médico endoscopista.

Deixe um comentário