Colonoscopia: virtual x convencional

O papel da colonoscopia na prevenção do câncer colorretal, bem como no diagnóstico, acompanhamento e inclusive no tratamento de afecções do intestino grosso, é bastante conhecido.

Recentemente, estava atendendo a uma paciente que me foi encaminhada para ser submetida a uma colonoscopia “convencional”. Ao explicar o preparo para o exame fui interpelado com a seguinte frase: “Doutor, não quero fazer esse preparo. Agradeço ao senhor todas as orientações, mas resolvi fazer uma colonoscopia virtual”. Digamos que recomeçamos a consulta…

A colonoscopia virtual, ou mais corretamente colonografia por tomografia computadorizada (TC), consiste na imagem simulada endoluminal do intestino grosso repleto de ar, obtida por um tomógrafo e tratada por meio de um programa de computador.

É importante frisar que, ao contrário do que muitos pensam, é um procedimento que necessita do mesmo preparo intestinal da colonoscopia convencional, porém prescinde da sedação.

É possível afirmar, com bastante segurança e tranquilidade, que a colonoscopia virtual não substitui ou “compete” com a colonoscopia convencional. As indicações são bastante distintas e, eventualmente, complementares.

As principais indicações da colonografia por tomografia computadorizada, via de regra, são: colonoscopia incompleta, contraindicações à colonoscopia convencional e pesquisa de tumores colônicos sincrônicos (um segundo tumor de cólon, em paciente diagnosticado com lesão maligna que impeça a passagem do colonoscópio).

Apesar de bastante rara, a infrequente perfuração intestinal que pode ocorrer na colonoscopia convencional também é descrita na colonografia por TC, em virtude da necessidade de insuflação de ar no interior do cólon.

Assim como todo procedimento médico, também existem contraindicações e inconvenientes à colonografia por TC, como a exposição do paciente à radiação ionizante.

Cabe ressaltar que a tecnologia evoluiu de maneira exponencial e não tem sido diferente na medicina. Todavia, toda e qualquer inovação tecnológica mal indicada, ou interpretada de maneira indevida pode trazer sérios riscos à saúde.

Busque sempre informações provenientes de fontes confiáveis. Cuide-se e não hesite em procurar o seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário