Doutor, tenho divertículos no intestino!!!!

Diverticulose e Doença Diverticular do Cólon

A diverticulose colônica se define pela presença dos divertículos no intestino grosso. E o que são estes? São pequenas protrusões em forma de saco, originárias da parede colônica.

A doença diverticular se define a partir da diverticulose, quando esta apresenta algum sinal ou sintoma que leva o paciente a procurar seu médico assistente ou um serviço de pronto atendimento.

Hemorragia diverticular, diverticulite aguda, colite segmentar, bem como outras situações clínicas, são algumas das principais alterações que podem ter a diverticulose colônica como origem.

A prevalência da diverticulose colônica é diretamente proporcional à idade, variando de 40% a 60% nas pessoas ao redor dos 60 anos. A diverticulite aguda assim como a hemorragia diverticular, que acometem 5% a 15% dos portadores de diverticulose, são afecções que levam frequentemente os pacientes a procurar assistência hospitalar.

Ingestão de grandes quantidades de carne vermelha, baixa quantidade de fibras na dieta, sedentarismo, sobrepeso, obesidade e tabagismo são fatores de risco independentes para diverticulite aguda.

Ao contrário de muitas crenças populares, os trabalhos científicos demonstram que a ingestão de sementes, milho e, por exemplo, nozes, avelã e castanhas, NÃO aumentam a incidência da diverticulose colônica, assim como da diverticulite e sangramento diverticular.

Está com alguma dúvida sobre a sua saúde? Procure seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário