Covid-19 e alterações digestivas

É de ampla divulgação em todos os meios e mídias que os principais sinais e sintomas oriundos da infecção provocada pelo novo coronavírus são respiratórios. Além da febre, tosse e falta de ar são as alterações mais frequentemente observadas.

Todavia, a experiência chinesa vem demonstrando que aproximadamente 25% dos pacientes infectados apresenta sintomas gastrointestinais, quais sejam: falta de apetite, perda de peso, diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal. Além disso, apesar de infrequentes, alguns pacientes apresentaram sintomas digestivos SEM alterações respiratórias.

Ainda na região de Wuhan – China, o chamado epicentro da pandemia, os profissionais de saúde observaram que, à medida que a doença se tornava mais grave, os sinais e sintomas digestivos mostravam-se mais evidentes e pronunciados.

Os médicos chineses puderam observar que doentes com alterações gastrointestinais apresentaram maiores chances de diagnóstico tardio da Covid-19 aumentando, aparentemente, os riscos de piora no prognóstico da enfermidade.

Nestes tempos especialmente difíceis que estamos vivendo, proteja-se.

Cuidado com suas fontes de informação e até breve!

Deixe um comentário