Dor na região do estômago: tenho “gastrite”?

Diariamente ouço de vários pacientes que serão submetidos ao exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) pela primeira vez: “Doutor, eu estou com gastrite”. Essa afirmativa, tão comum na prática do médico endoscopista, demanda algumas considerações.

O termo gastrite denota inflamação associada a lesão da mucosa (camada interna) do estômago. O diagnóstico de gastrite é estabelecido a partir da análise das biópsias gástricas, habitualmente coletadas durante o exame de EDA. Portanto, em tese, não se pode falar em gastrite sem a análise de fragmentos do estômago por um médico patologista.

Em relação aos sinais e sintomas que muitas vezes são atribuídos à “gastrite”, via de regra eles se enquadram dentro do que chamamos de dispepsia e necessitam de avaliação médica para se definir a causa dos mesmos.

Ressalta-se que, muitas vezes, os próprios pacientes se rotulam como portadores de “gastrite”, sem sequer nunca terem sido submetidos a um exame de endoscopia digestiva alta, eventualmente prejudicando a avaliação de sintomas dispépticos que podem, por exemplo, ser provocados por cálculos na vesícula biliar.

Cuidado com conclusões apressadas e informações advindas de fontes duvidosas.

Procure o seu médico e até breve!

Deixe um comentário