Meu filho está evacuando sangue!

O sangramento gastrointestinal baixo em crianças é relativamente frequente na prática clínica e, na maioria das vezes, não é provocado por enfermidades sérias, uma vez que os tumores intestinais e outras doenças graves são bastante raros entre esses pacientes.

Ainda que, na maioria das vezes, a presença de sangue nas fezes em crianças não seja originada de fatores preocupantes, pais e responsáveis naturalmente se mostram bastante ansiosos e apreensivos.

Uma das causas de sangramento retal vivo, que tipicamente ocorre entre 2 e 10 anos de idade é o chamado pólipo juvenil. Apresentando pico de incidência entre 3 e 4 anos, este tipo de pólipo é benigno e, raramente apresenta outros sinais ou sintomas além do sangramento vivo nas fezes.

A colonoscopia é o método de escolha para o diagnóstico e permite a retirada imediata, indolor e com baixas taxas de complicações do pólipo juvenil através da polipectomia.

É importante ressaltar que o pediatra que acompanha a criança deve ser procurado quando da identificação de sangramento nas fezes do paciente, para que, após avaliação clínica, solicite os eventuais exames complementares necessários ao diagnóstico da causa da hemorragia.

Até breve!

Deixe um comentário