ENDO 2020

No período de 7 a 10 de março, pude participar do ENDO 2020, que englobou o segundo Congresso Mundial de Endoscopia Gastrointestinal e o vigésimo quarto Congresso Pan Americano de Endoscopia Digestiva, na cidade do Rio de Janeiro.

Além de rever amigos, pude reencontrar um de meus grandes mestres, principal responsável pela minha formação em Endoscopia Avançada, o Dr. Cláudio Navarrete, de Santiago/Chile.

Sinceramente não me canso de demonstrar toda a gratidão e prestar as homenagens àqueles que de maneira desprendida se empenharam em ensinar e auxiliar na caminhada dentro da Medicina, principalmente na especialidade em que escolhi, a Endoscopia Digestiva.

Além disso, eventos como esse obviamente possibilitam atualização, revisão e consolidação de conceitos, aprendizado de novas técnicas, bem como o contato com avanços, tais como a inteligência artificial em Endoscopia Digestiva.

A despeito de aparelhos e acessórios cada vez mais sofisticados e tecnológicos, com altíssima qualidade de imagem, não tenho nenhum receio em afirmar que o médico endoscopista com formação sólida continua sendo a peça fundamental de toda essa engrenagem.

Até breve!

Deixe um comentário