Existem pólipos no estômago também?

Recebo esta pergunta quase diariamente e a resposta é… SIM!

Habitualmente os pólipos gástricos são encontrados acidentalmente em um exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) feito por outras razões. MAS, E AÍ?

Apesar de habitualmente não representarem riscos mais sérios para nossa saúde, a condução adequada dos pacientes portadores de pólipos gástricos é fundamental, uma vez que alguns deles têm potencial maligno.

Em aproximadamente 5% das EDA feitas por quaisquer razões, pólipos no estômago são encontrados. Pode parecer pouco, mais milhares de endoscopias digestivas altas são feitas diariamente.

Os pólipos mais frequentemente encontrados em países onde a infecção pelo Helicobacter pylori é muito prevalente são os hiperplásicos e apresentam baixíssimo potencial de malignidade.

Em países em que a infecção pelo H. pylori não é tão frequente e o uso dos medicamentos inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, esomeprazol, rabeprazol, deslansoprazol, etc.) os chamados pólipos glandulares são mais frequentemente encontrados.

Há outros tipos de lesões polipóides no estômago, como os adenomas, que apresentam risco considerável de evolução para o câncer. Tais lesões demandam acompanhamento especializado e, via de regra, devem ser retiradas através da polipectomia endoscópica.

Importante ressaltar que os pólipos gástricos são normalmente ASSINTOMÁTICOS!

Não deixe de se informar e procurar o seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário