Sangramento digestivo oculto… O que fazer?

O termo sangramento gastrointestinal oculto se refere à apresentação inicial de um teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes positivo (PSOF+), que pode estar associado ou não a anemia por deficiência de ferro (ferropriva) e, obviamente, sem evidência de perda sanguínea visível que possa ser identificada pelo paciente.

Vale a pena ressaltar que a principal causa de anemia por deficiência de ferro é a perda de sangue. Em pacientes do sexo masculino, tais perdas são majoritariamente advindas do trato gastrointestinal, ao passo que, entre as mulheres, predominam aquelas de origem ginecológica.

A avaliação inicial de um paciente com PSOF+ vai depender se há associação ou não com anemia por deficiência de ferro. Pacientes sem evidência de anemia ferropriva devem ser inicialmente submetidos a colonoscopia, associada ou não à endoscopia digestiva alta (EDA), dependendo dos sintomas associados.

Naqueles pacientes com sangue oculto nas fezes e anemia por deficiência de ferro, colonoscopia e EDA estão indicados. Nos casos em que ambos os exames não revelem nenhuma lesão ou alteração que justifiquem a perda de sangue, deve-se considerar a avaliação do intestino delgado, habitualmente através do exame de cápsula endoscópica.

Não deixe de se informar e, em caso de dúvidas, procure seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário