Sobre a Especialidade Endoscopia Digestiva

Tenho observado, frequentemente, que muitas pessoas confundem a especialidade “Endoscopia Digestiva” com o exame de “Endoscopia Digestiva Alta”.

O significado da palavra endoscopia, obtido em dicionário da língua portuguesa, nos ajuda a começar a desfazer essa pequena dúvida.

“Endoscopia: exame do interior de certos órgãos ou cavidades do corpo humano com um instrumento próprio, geralmente um tubo óptico com iluminação própria”.

A Endoscopia Digestiva engloba o exame endoluminal do cólon e reto (COLONOSCOPIA), esôfago, estômago e duodeno (ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA), intestino delgado (ENTEROSCOPIA). Além desses, há outros procedimentos mais específicos, que se utilizam de outras tecnologias associadas tais como a COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA (CPRE) e a ECOENDOSCOPIA.

Importante ressaltar ainda que além da inspeção visual dos órgãos citados anteriormente, procedimentos são amplamente realizados, desde aqueles mais simples como BIÓPSIAS, até outros mais complexos como POLIPECTOMIAS, MUCOSECTOMIAS, PAPILOTOMIAS, COLOCAÇÕES DE PRÓTESES, GASTROSTOMIAS, dentre outros.

Assim sendo, você pode perceber que o exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é apenas uma parte da especialidade Endoscopia Digestiva. O universo de trabalho do médico endoscopista é muito maior e mais amplo.

Deixe um comentário