Uso anti-inflamatórios: como proteger meu estômago?

Os chamados anti-inflamatórios antiesteróides (AINEs), incluindo a aspirina, são drogas muito utilizadas mundialmente, em várias enfermidades. Como todo grupo de medicamentos, apresentam efeitos colaterais, especialmente no que se refere a agressão à mucosa gástrica e duodenal, com morbimortalidade significativa. Em face do exposto, a prevenção à toxicidade aos AINEs é um tema extremamente relevante nos dias atuais.

Há alguns fatores de risco que aumentam o risco da toxicidade gastroduodenal, quais sejam:
• Histórico de doença ulcerosa gastroduodenal, complicada ou não
• Tratamento com objetivo de antiagregação plaquetária (por exemplo, uso de AAS)
• Terapia com medicação anticoagulante
• Pacientes com idade superior a 60 anos
• Uso de corticoides
• Presença de dispepsia ou doença do refluxo gastroesofagiano

A toxicidade significativa decorrente dos anti-inflamatórios habitualmente decorre do uso crônico e continuado dos mesmos, a despeito de poder ocorrer precocemente com alguns medicamentos do grupo.

Recomenda-se que pacientes com histórico de doença ulcerosa péptica gastroduodenal sejam submetidos à pesquisa do H. pylori e tratados quando da presença da bactéria, caso haja a necessidade de uso crônico ou prolongado de AINEs.

Em pacientes classificados pelo médico assistente como em risco moderado ou alto para toxicidade gastroduodenal, a utilização de medicamentos do grupo dos inibidores da bomba de prótons (ex: omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, dentre outros), deveria ser considerada.

Naqueles pacientes em uso regular de anti-inflamatórios, a presença de anemia inexplicada, deficiência de ferro, sintomas dispépticos significativos ou sangramento gastrointestinal manifesto devem levar à suspeita de toxicidade digestiva provocada pelos medicamentos em questão.

Não deixe de procurar o seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário