Sedação em Endoscopia Digestiva

Uma das principais preocupações externadas por pacientes que nos são encaminhados se expressa em uma pergunta frequentemente recebida por nós endoscopistas: “essa endoscopia dói, doutor?”

A maioria dos procedimentos endoscópicos gastrointestinais diagnósticos e não avançados pode ser realizada com sedação leve, de maneira segura e com conforto para o paciente.

Em todos os pacientes candidatos a procedimentos endoscópicos, a história clínica detalhada coletada antes dos exames, pelo endoscopista e pelo anestesiologista, direcionam o planejamento concernente à sedação.

Há alguns procedimentos e, considerando-se as condições clínicas dos pacientes a serem submetidos aos mesmos, em que se faz necessária uma avaliação pré-anestésica formal antecipadamente, uma vez que incorrem em maiores riscos.

Atualmente, em que somos capazes de fazer verdadeiras cirurgias endoscópicas, a participação do anestesiologista é fundamental em todas as etapas das intervenções, concorrendo diretamente para o bom resultado das mesmas.

Importante ressaltar que, durante os procedimentos endoscópicos, o paciente permanece constantemente monitorizado em relação aos principais parâmetros vitais, através da observação clínica e de aparelhos especializados.

Apesar de raros, os efeitos adversos podem ocorrer. Para que eles sejam ainda menos frequentes, é fundamental que os pacientes informem detalhadamente sua condição de saúde atual e prévia, cirurgias realizadas anteriormente, alergias e medicamentos de uso constante. Além disso todas as orientações referentes ao preparo para os procedimentos devem ser seguidas à risca, tais como período de jejum, suspensão de medicamentos, dentre outras.

Lembre-se de que você, enquanto paciente, é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento ou procedimento a que será submetido. Seja franco e sincero com o seu médico e não fique com dúvidas.

Até breve!

Deixe um comentário