Vou ser submetido a uma colonoscopia. E o tal preparo para o exame?

A colonoscopia é um procedimento endoscópico cuja indicação cresceu significativamente nos últimos anos, principalmente no que se refere à prevenção do câncer colorretal. Muito mais que um exame, várias intervenções terapêuticas podem ser realizadas, como retiradas de pólipos (polipectomia).

Uma vez que seu médico solicitou que você se submeta à colonoscopia, uma etapa fundamental para a realização da mesma se impõe: o preparo intestinal.

O objetivo do preparo, em linhas gerais, é promover uma limpeza completa do conteúdo presente no cólon e reto, permitindo realizar a colonoscopia de maneira segura, com menos riscos, cumprindo seu papel no diagnóstico ou tratamento de enfermidades e lesões colorretais.

Importante ressaltar que, na maioria das vezes, as medicações destinadas ao preparo são ministradas exclusivamente por via oral.

Um preparo mal feito ou inadequado pode:

• Aumentar o risco de eventos adversos decorrentes do procedimento
• Alongar o tempo de duração da colonoscopia
• Ocasionar a necessidade de repetir o exame mais precocemente
• Reduzir o percentual de avaliação completa da mucosa colorretal
• Diminuir a detecção de pólipos e outras lesões pré neoplásicas ou malignas

O preparo intestinal ideal deve ser seguro, eficaz, bem tolerado e com preço acessível e há algumas alternativas medicamentosas que cumprem tal objetivo.

Todavia, há que se considerar as variações individuais de cada paciente e, não raro, o preparo intestinal deve ser prescrito levando-se em conta essas características, tais como a presença de doenças associadas.

Essas situações especiais e particulares devem ser avaliadas pelo médico endoscopista que vai realizar a colonoscopia, com o objetivo de escolher a melhor opção de preparo para aquele paciente específico.

É importante ressaltar que o preparo intestinal para colonoscopia é, via de regra, muito bem tolerado pela maioria das pessoas e deve ser feito de maneira cuidadosa, seguindo à risca todas as orientações recebidas. Tire todas as suas dúvidas com seu médico.

Quando se trata de saúde, não existe “pergunta boba”.

Cuide-se e até breve!

Deixe um comentário