Julho verde: prevenindo o câncer de cabeça e pescoço

O dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Durante todo o mês de julho, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e outras sociedades e associações se unem para conscientizar a população por meio da campanha Julho Verde. Trata-se de uma campanha que visa informar sobre o câncer de cabeça e pescoço, falando de promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

A denominação câncer de cabeça e pescoço engloba uma série de tumores que acometem principalmente as chamadas vias aero digestivas superiores. Os principais fatores de risco ambientais para essas lesões são o tabagismo e o consumo de álcool.

Nós endoscopistas recebemos alguns pacientes com queixas atribuídas ao esôfago como a disfagia e que, na verdade, apresentam lesões neoplásicas na faringe, por exemplo. Tais lesões demandam avaliação especializada de um cirurgião de cabeça e pescoço.

Sintomas de rouquidão persistente, dificuldade para engolir, além de nódulos no pescoço, principalmente em pacientes com mais de 50 anos, demandam avaliação médica especializada e não devem ser negligenciadas.

Não deixe de procurar o seu médico.

Até breve!

Deixe um comentário