Alguns pacientes têm me perguntado se “aftas” na boca podem ser relacionadas a problemas no estômago, eventualmente demandando uma avaliação gastroenterológica especializada, inclusive com Endoscopia Digestiva Alta.
Apesar de não ser gastroenterologista, estou cercado de ótimos colegas da especialidade em questão, dentre eles a Dra. Vera Angelo (@veraluciaangeloandrade), que recentemente escreveu um texto muito interessante sobre as “aftas” no pebmed. Além disso, como sou questionado por muitos pacientes, procuro estudar sobre o assunto.
As chamadas aftas, são as lesões mais comuns da cavidade oral. A denominação correta seria estomatite aftosa recorrente.
As causas são multifatoriais e ainda contraditórias e apresentam resolução espontânea, apesar da recorrência. Como as úlceras são dolorosas e podem causar dificuldades para falar e deglutir, medicamentos sintomáticos podem ser utilizados.
O mais importante, a meu ver, é excluir outras doenças que podem provocar úlceras na boca e cavidade oral. E, sinceramente, é nesse ponto que a avaliação de um bom gastroenterologista faz toda a diferença, antes de qualquer exame complementar.
Não deixe de procurar o seu médico.
Até breve!