A despeito de todos os programas de prevenção, o câncer colorretal acomete um grande número de pessoas em todo o mundo e é uma causa significativa de mortalidade.
Habitualmente os pacientes portadores desses tumores se apresentam de três maneiras, fundamentalmente:
• Sinais e sintomas suspeitos
• Tumores descobertos em exames de rastreamento feitos em pacientes sem sintomas
• Admissão em serviços de pronto atendimento com obstrução intestinal, perfuração e peritonite ou sangramento intestinal agudo
Ainda que estejamos observando um aumento nos diagnósticos de lesões em fases iniciais e em pacientes assintomáticos, a maioria deles ainda tem seus tumores descobertos após o aparecimento de sinais e sintomas.
Sangramento vivo nas fezes, dor abdominal, anemia inexplicada e alterações no hábito intestinal são os sinais e sintomas mais frequentes. Importante ressaltar que um quinto dos pacientes diagnosticados com câncer colorretal já se apresentam com metástases.
A colonoscopia é, sem dúvida alguma, o principal método diagnóstico e permite a coleta de biópsias para confirmação do mesmo.
Ainda que boa parte das lesões malignas colorretais sejam descobertas em estágio avançado, cabe lembrar que a evolução das técnicas cirúrgicas e dos tratamentos oncológicos permitiu um aumento expressivo no percentual de cura das mesmas.
Como digo frequentemente: sempre há algo a ser feito!
Até breve!