Maio Roxo

Durante o mês de maio, as várias Sociedades Médicas que se dedicam às doenças do aparelho digestivo, dentre elas a SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), participam do Maio Roxo, campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII).

Para marcar o World IBD Day (Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, instituído em 19 de maio), a ABCD (Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn) vem a público chamar a atenção da sociedade civil e autoridades públicas para os pacientes portadores das enfermidades em questão.

A Retocolite Ulcerativa Idiopática (RCUI) e a Doença de Crohn (DC) são as duas principais representantes deste grupo de afecções.

A RCUI acomete cólon e reto, ao passo que a DC pode comprometer qualquer segmento do tubo digestivo, da boca à região perianal. Elas apresentam características fisiopatológicas e clínicas distintas, mas habitualmente pode haver superposição entre sinais, sintomas e alterações encontradas em alguns exames complementares. Fatores imunológicos e hereditários podem estar implicados, mas, a despeito de todos os estudos, a patogênese não se encontra totalmente esclarecida.

É importante ressaltar que a COLONOSCOPIA É FUNDAMENTAL NO DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO. O seguimento colonoscópico dos pacientes diagnosticados com DII visa verificar a eficácia do tratamento bem como prevenir os tumores colorretais, uma vez que o risco dos mesmos é maior nesses pacientes.

No que se refere ao tratamento, ele se baseia em medicamentos bastante específicos, mas a terapêutica cirúrgica também tem seu papel.

Acompanhe as atividades em prol do Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal através do site: www.worldibdday.org.

Até breve!

Deixe um comentário