Por razões óbvias, em virtude da epidemia provocada pelo coronavírus, o MARÇO AZUL MARINHO, escolhido como o mês de prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal, ficou relegado a um plano secundário.
Infelizmente uma doença que, via de regra, pode ser prevenida ou diagnosticada precocemente, vem apresentando aumento em sua incidência no Brasil. Informar com qualidade e educar a população faz parte do nosso trabalho como médicos.
Um dos procedimentos feitos por nós endoscopistas, a colonoscopia, constitui-se no melhor método para o diagnóstico dos tumores do intestino grosso. Além disso, o principal papel da colonoscopia é a prevenção, através da identificação e retirada das lesões pré-malignas, representadas principalmente pelos pólipos intestinais.
Há que se considerar que, além dos chamados fatores ambientais (por exemplo, a alimentação), há situações genéticas e familiares específicas que direcionam o momento ideal da chamada colonoscopia de rastreamento.
A despeito da pandemia que assola o mundo, os outros problemas de saúde continuam “em atividade”. Tente, na medida do possível, não negligenciar os cuidados necessários à preservação da sua saúde, inclusive pensando em enfrentar a infecção provocada pelo vírus, uma vez que mais cedo ou mais tarde muitos de nós serão contaminados.
Caso tenha alguma dúvida, procure o seu médico e, se possível, fique em casa.
Seguimos lutando. Até breve!